segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como funciona a permuta imobiliária?


No mercado imobiliário, uma prática bastante comum é a permuta imobiliária. Ela é uma alternativa para uma pessoa que possui um terreno sem uso se associar com uma empreendedora ou construtora.

Forma de negociação

A forma mais tradicional de permutação imobiliária é negociando a área do terreno em troca de uma ou mais unidades do futuro empreendimento. Esse tipo de negociação é bom para quem não espera retorno imediato, além de ser uma oportunidade de investir no mercado imobiliário.

Vantagens para os dois lados

Para a construtora, a permuta imobiliária alivia o fluxo de caixa no início da obra, pois elimina os valores necessários para a compra de terreno.

Para o dono do terreno, trocar o espaço por parte do empreendimento resulta em retorno financeiro porque o imóvel terá valorização ao longo do tempo. Dessa forma, seja para alugar ou revender posteriormente, o imóvel valerá mais.

Alguns cuidados

Para formalizar o negócio é necessário entrar em contato com uma assessoria especializada. Existem diversas formas de fechar o contrato, levando em conta a possibilidade de as obras não serem concluídas, exigindo fiança bancária e especificando a porcentagem de permuta.

O percentual precisa considerar o potencial construtivo do terreno e o valor médio do metro quadrado na região. A construtora gasta cerca de 70% do valor total com despesas relacionadas com a obra, comissões e impostos. Sobram 30% que são divididos entre a aquisição do terreno e a receita da construtora. Dessa forma, o ideal e justo é que 15% da área a ser construída passe para o dono do terreno

Depois de passar por esse processo, venda ou alugue seu imóvel na Imobiliária Pinho. 

Fontes: Dinheiro MSN, Gazeta do Povo

Para maiores esclarecimentos entrar em contato com o nosso escritório:
Imobiliária João Pinho - Creci/SC 3.040-J
Fone/Fax: (48) 3035-2035
E-mail: imobiliaria@joaopinho.net

Nenhum comentário: